3.11.16

Desafio Literário - Premiação



62ª FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE - Anunciados nesta quinta-feira (3) os vencedores da primeira edição do Desafio Literário do IEL

O 1° lugar ficou para Renata Wolf, o 2° lugar para Flavia de Oliveira e 3 °lugar para Tiago Pedroso na primeira edição do Desafio Literário do Instituto Estadual do Livro (IEL). O anúncio ocorreu nesta quinta-feira, 3, em solenidade no auditório do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs). Os três vencedores foram anunciados pelo juri do concurso, Waldomiro Manfroi, Ana Mello e Jacira Fagundes. Os troféus foram entregues pela Diretora da Brascril Bárbara Lopes, pelo Secretário Adjunto André Kryszczun, pela Diretora do IEL Patrícia Langlois e pela Patrona Cintia Moscovich.


A ideia do Desafio surgiu durante encontro do IEL com Colegiado Setorial do Livro, Leitura e Literatura. A partir daí o IEL elaborou todos os detalhes para propiciar oportunidade aos novos escritores gaúchos e fomentar a escrita criativa. “Assim o IEL cumpre a sua missão. Que o Desafio continue a cada folha branca, com o toque particular e especial de cada um. Todos são vencedores”, disse a diretora do IEL, Patrícia Langlois.

Já a escritora e patrona da 62ª Feira do Livro de Porto Alegre, Cíntia Moscovich, sugeriu aos participantes que multipliquem o Desafio Literário em casa, com a família e amigos. Por sua vez, o secretário de Estado Adjunto da Cultura, André Kryszczun, destacou que o sucesso da primeira edição garante um Desafio Literário maior em 2017: “Patricia Langlois é uma diretora comprometida com a Secretaria de Estado da Cultura e com a comunidade literária gaúcha. Esta é a certeza que, daqui para frente, o Desafio Literário será ainda maior e um grande sucesso”.

Além da honraria entregue a Renata, Flávia e Tiago, os textos vencedores serão publicados nos canais de comunicação da Secretaria de Estado da Cultura. Também participou da solenidade o presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, Marco Cena.

O Desafio Literário começou no último sábado, 29. Durante 5 dias, os inscritos tiveram que escrever sobre temas sorteados em cada dia, respeitando as regras de 5 gêneros literários diferentes: miniconto, poetrix, poema livre, crônica e conto (um gênero cada dia). Foram avaliados em 5 quesitos: qualidade estética, obediência à forma do gênero exigido, obediência ao tema, criatividade e originalidade e ortografia e correção gramatical.

A Comissão Julgadora foi composta por três membros, sendo estes integrantes da Academia Rio-grandense de Letras, da Associação Gaúcha de Escritores (AGES) e da Associação Lígia Averbuck.

Texto: Assessoria de Comunicação/Sedac