15.10.14

Autor Presente: Diego Petrarca em Nonoai

Recebemos o seguinte relato do escritor Diego Petrarca sobre sua visita à Escola Estadual Maria Dulcina, em Nonoai, realizada por meio do projeto Autor Presente, do IEL (clique aqui e saiba mais sobre o Autor Presente):


"No dia 9 de outubro, visitei a Escola Estadual Maria Dulcina, na cidade de Nonoai, através do projeto Autor Presente, promovido pelo Instituto Estadual do Livro. Nessa quarta visita do autor ao projeto, uma bela recepção e entendimento do que significa uma escola com a equipe integrada e comprometida com a educação, desde o corpo docente, direção e equipe pedagógica. Integração e harmonia e alunos interessados, elementos fundamentais para o processo educativo. Falar de poesia e literatura foi muito fácil num ambiente assim receptivo. 

Os nomes de Juliane Bonfantti Lampugnani (setor pedagógico) e Nelso dos Santos (direção) também são responsáveis pela Escola Maria Dulcina ser um ótimo lugar de atuação para o professor. Vale destacar a produção de um poema que um dos alunos do quinto ano criou motivado pelo poema Cabelos Molhados (escrito pelo visitante e trabalhado pela professora Maria Clotilde) e fez questão de me entregar. 


As atividades na escola foram: bate papo com o ensino médio e quinto ano sobre poesia e criação e pela tarde uma oficina de textos criativos para outros alunos do ensino médio. O histórico da escola e coisas sobre a cidade foram detalhadas ao autor durante sua visita pela equipe da escola. Parabéns ao projeto Autor Presente  por gerar esses encontros e essas trocas em que a educação e a literatura se integram de modo ainda mais explícito e comovente."