5.7.13

Textos da oficina "A poesia fora do poema"


Publicamos aqui os textos produzidos pelos participantes da oficina A poesia fora do poema: formas criativas para o texto poético, ministrada por Diego Petrarca, entre abril e junho, no IEL:



João de Lima

Roteiro para romance

A chávena
e as xícaras azuis
de louça inglesa.

Talheres de prata.

A romã rosa
entreaberta
descansa 
sobre a mesa.

Sementes translúcidas
se espalham 
sobre a toalha branca.

A moça tímida
sorve as sementes
rolando-as
entre a língua e os dentes.

Sobra na boca 
um sabor de quase nada.

Ingênua,
ela sonha mais uma vez.

De novo, recomeçar.


Magali Mendes

Barulho d’alma

Tem uma ratazana em meu ouvido
no esgoto de mim, à espera de ti.
Faço conchavo com o diabo
e na inadimplência da vida
me aconchego na esperança a morte.
Finjo lealdade
minha hipocrisia mais sincera.
Recebo tuas flores murchas
perfume de ontem
do cansaço de sempre
tudo em comove
a mancha de beterraba na camisa
um espirro que fere o silêncio
o trator parado na esquina
atrapalhando a cidade.
Pode ser amor que sinto
pode ser que não sinta
pode ser.


Terezinha Lanzini

Pai

Vem sentar ao meu lado
e aperta minha mão com firmeza
enquanto ela cabe nas suas

vem embalar meu sono,
com uma canção de ninar,
enquanto  sou pequeno e
temo a escuridão da noite.

Vem me abraçar quando eu estiver alegre,
correndo,
mas preciso mais do seu abraço,
quando estou triste, chorando...

Sabe, pai,
chegou o meu primeiro dia de escolinha
e não foi você quem me levou pela mão,
a professora entregou minha primeira avaliação 
e você também não estava lá para me apoiar

olhei para todos os lados,
pensei ver seu rosto em outro rosto
saí correndo mas
não encontrei o rosto que eu amava tanto
e também não tive você
para me segurar no colo e me consolar

Vem pai, e encontre-me
no meu mundo de criança
enquanto ainda pode achar-me