1.7.13

Noite de lançamentos no IEL em 10/07

Cinco livros do plano de edições do Instituto Estadual do Livro (IEL) serão lançados dia 10 de julho, a partir das 19h, na sede do instituto (Rua André Puente, 318, bairro Independência). O evento havia sido adiado por conta das manifestações em Porto Alegre no último dia 20.

Entre os lançamentos, está uma homenagem à dramaturga, atriz, professora e tradutora gaúcha Vera Karam (1959-2003), com a edição de sua obra completa

Será feita uma leitura dramática de um texto de Vera (a peça Dá licença, por favor), com os  atores Clóvis Massa e Gisela Habeyche e direção de Mauro Soares.

Os atores são professores do Departamento de Arte Dramática da  UFRGS, com trajetória significativa no teatro gaúcho. Mauro era amigo da autora e o primeiro diretor de suas peças. Dirigiu  toda a sua  dramaturgia, além de ter adaptado para o teatro dois textos de seu livro de contos.


Os outros quatro livros lançados no evento integram a Coleção Originais. São eles: Caos, de Carlos Ferreira (quadrinhos); Palavra enguiçou, de Júlio Alves (poesia); Equilíbrio de açucenas, de Haydée Hostin Lima (poesia) e O amante alemão, de Lélia Almeida (romance).



Os autores

Vera Karam – A dramaturgia de Vera Karam se destaca pela ironia na abordagem de desencontros amorosos. Em apenas dez anos de produção, ela teve premiadas as peças Maldito coração, me alegra que tu sofras e Ano Novo, vida nova.

Vera começou a carreira teatral integrando o Grêmio Dramático Açores, formado no Teatro de Arena de Porto Alegre (Tapa) em 1970. Depois de cursar a oficina literária do escritor Luiz Antonio de Assis Brasil, Vera passou a produzir contos e textos para teatro, iniciando uma trajetória marcante na dramaturgia do Rio Grande do Sul.

Carlos Ferreira – desenhista, roteirista de quadrinhos e ilustrador, foi um dos fundadores da Associação dos Quadrinhistas Gaúchos. Autor da Picabu, eleita a melhor revista independente de 1992. Escreveu os roteiros dos romances gráficos Kardec e Os Sertões  a lutaPublicado no Brasil, Argentina, Alemanha, Japão e China.

Haydée Hostin Lima – natural do Paraná, veio ainda criança para o Rio Grande do Sul. Professora aposentada, frequentou oficinas literárias e participou de 24 antologias. Já publicou Coração guepardo, em 2004, e Telhado de vidro, em 2007. É integrante da Casa do Poeta de Santa Maria.

Júlio Alves – poeta catarinense nascido em Criciúma, está radicado no Rio Grande do Sul desde 1972.

Lélia Almeida  natural de Santa Maria. Autora de livros de crônicas, ensaios e novelas, dentre as quais Antônia (1987), Senhora Sant'Ana (1995) e Querido Arthur (1999).


A coleção

A Coleção Originais cumpre uma das mais importantes missões do Instituto Estadual do Livro: incentivar qualidade de nossos autores, revelando talentos, trazendo à luz a primeira obra de escritores, além de publicar nomes já reconhecidos e com uma carreira consolidada.

As obras foram escolhidas pelo conselho editorial do instituto após abertura de edital para seleção. O projeto é em coedição com a Companhia Rio-Grandense de Artes Gráficas (Corag) e tem o apoio da editora Modelo de Nuvem.